Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã-SP, Evangelizando através da internet!
  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

  • Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

    Paróquia São Pedro de Tupã - A serviço do evangelho

Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO

A Serviço do Evangelho. Igreja católica na Estância Turística de Tupã, Estado de São Paulo, situada na Região Pastoral II da Diocese de Marília



MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO - MFC


Movimento Familiar Cristão

Nascimento: Argentina e Uruguai final dos anos 40 Primeiras experiências de grupos de casais Criação oficial: Uruguai 1950 Pioneiros: Casais Soneira, Gelsi, Gallinal, Padre Pedro Richards. No Brasil: Julho 1955 - Durante o Congresso Eucarístico Internacional realizado no Rio de Janeiro

Expansão no Continente - América Latina: 1957 Constituído o SPLA – Secretariado para a América Latina 7 países: I Encontro Latino-Americano. Primeiros Presidentes: Federico e Hortensia Soneira. América Latina: 2005 18 países, 40 mil famílias.

Nascido no Brasil: Durante o Congresso Eucarístico de 1955 os casais uruguaios e o Pe. Pedro Richards se reuniram com casais brasileiros da Ação Católica, no Ministério da Educação, Rio de Janeiro, por convite do Pe. Helder Câmara. Acolhida a idéia, formaram-se três equipes de casais em Niterói e Rio.

Expansão: Primeira Equipe Nacional: Júlio e Magdalena Barros Barreto, Nelson e Gabriela Parente. Jean e Neuza Schwartz com Frei Lucas Moreira Neves assumem a expansão, viajando de avião, jeep, ônibus e jegue, criando núcleos do MFC Brasil afora.

Aprovação: O Movimento Familiar Cristão - MFC recebeu a calorosa aprovação do Papa do SELAM “Conselho Episcopal Latino Americano” e da CNBB “ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, de raízes Católica, recebe também casais de outras confissões religiosas

Iniciação: Através de convites pessoais e ou de Encontros conjugais, formam-se pequenos grupos com 10 a 12 pessoas, para facilitar um melhor entrosamento e aprofundar laços afetivos. Esses pequenos grupos são abertos na integração contínua de casais, viúvos (as), separados (as), divorciados (as) jovens, filhos e, abrem possibilidades aos seus integrantes de viverem um processo comunitário em troca de experiências, revisão de vida, reflexão crítica sobre os acontecimentos que afetam a sua vida conjugal, familiar, profissional, social, política e religiosa.

Grupos: São pessoas (adultos e ou jovens) interessadas em iniciar um ciclo de reuniões para o estudo dos grandes problemas que os desafiam. O confronto de opiniões, a troca de experiências e a ajuda mútua, darão o tom de cada reunião delineando seus caminhos. Seus membros deverão manifestar livremente, apresentando com espontaneidade as suas próprias perspectivas e experiências pessoais, para confrontos fraternos com as dos demais. Hão de ser fecundos, se houver abertura, tolerância, humanidade, atenção e hospitalidade à palavra do outro. Esses debates servirão para a remoção de pequenos e de grandes obstáculos à vivência mais harmoniosa das relações conjugais e de toda a família.

Reuniões: As reuniões não são simples encontros sociais sem consequências. É um trabalho sério. Mas devem ser descontraídas, marcadas pela naturalidade, não deverão ultrapassar duas horas de duração. É preciso um mínimo de planejamento e de preparação por todos os membros, tornando-se assim, as reuniões ricas e proveitosas. A simplicidade é nota dominante no trabalho dos grupos. Na reunião, é a opinião formada na experiência vivida e exposta com as mesmas palavras simples de cada um costuma usar no seu dia a dia. Esta simplicidade, não prejudicará a seriedade e a profundidade na abordagem dos temas escolhidos. Há despreocupação quanto à censura pois é como ele a vê.

Processo: O processo utilizado para dinamizar as reuniões, é o participativo, libertador e transformador da sociedade, cabendo a cada membro colocar a serviço do grupo, todos os seus dons. É o transmitir e receber conteúdo, através de método dialogal, onde todos terão voz e vez e onde não há professor nem aluno. A sabedoria é a vivência. É a cultura que brota do saber de cada um. É o respeito pela palavra do outro. Todos tem problemas, mas longe de ser objeto de lamentações, é tudo de profunda reflexão o transformar esta vivência amarga, numa experiência positiva. Alargar seus próprios horizontes, e possibilitar o contato direto com os problemas do mundo, se torna questionamento constante, aberto, pronto a revisar suas ideias e a se auto-indagar.

O que promove: A cada três anos, o Movimento Familiar Cristão, realiza um encontro nacional – ENA e a cada quatro anos, um Encontro Latino – Americano – ELA. São momentos fortes onde toda a base se prepara estudando, refletindo para a realização destes grandes eventos. Neles, se avaliam os trabalhos realizados, são pesquisados novos caminhos que se abrem as famílias e estudam-se as realidades do mundo em contínua transformação.

Família: Abre a família para a compreensão dos grandes problemas sociais da modernidade, levando-a a se preocupar mais responsavelmente, pela promoção global de todas as famílias especialmente as mais carentes, as mais incompletas, as famílias incompletas pelo abandono do lar ou pela viuvez, ou aquelas marcadas pela marginalidade, pela doença e pela ignorância. Educa os pais para a educação dos filhos

O que realiza: O Movimento Familiar Cristão - MFC desenvolve muitas atividades de promoção familiar e social, com a participação dos membros de suas equipes: as muito conhecidas são as de preparação ao casamento, os cursos e encontros de casais, debates com pais ou com alunos, nas escolas: a manutenção de instrumentos e centros de orientação conjugal e familiar, além de desenvolver trabalhos com menores carentes.

Compromisso: O Movimento Familiar Cristão - MFC está comprometido na construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, por isso, quer a elaboração e crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.

O MFC Colabora: Com a pastoral familiar da CNBB, no Brasil e em toda América Latina, com o CNL – Conselho Nacional de Leigos e, em geral com a pastoral familiar nas Paróquias.

Manutenção: O MFC é mantido por seus membros, em cada cidade realiza campanhas para levantamento de recursos que permitam custear os grandes programas nacionais: encontros, simpósios, seminários e demais atividades do MFC no Brasil.






Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã

História de São Pedro

Horários de Missas na Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã



São Pedro de Tupã


São Pedro de Tupã

São Pedro de Tupã

Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã - A Serviço do Evangelho. Igreja Católica em Tupã, São Paulo