Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã - NOTÍCIAS
A Serviço do Evangelho. Igreja católica na Estância Turística de Tupã, Estado de São Paulo, situada na Região Pastoral II da Diocese de Marília
Padre Carlos Roberto dos Santos fala sobre sua trajetória no sacerdócio
Neste domingo (17), foi comemorado os 23 anos da Ordenação Sacerdotal do Padre Carlos Roberto dos Santos (17 de Fevereiro de 1996). Padre Carlos, falou com a PASCOM sobre sua trajetória:
"Primeiro, a resposta a vocação não vem da gente, é Deus quem dá um jeito de entrar na história dos vocacionados, e eu recebi este chamado quando era adolescente, já tinha todo um trabalho de inserção na vida da comunidade, até que um dia me perguntaram "você não quer ser padre?", porque toda minha dedicação, toda vida eu estava ali, eu já vivia 100% para Deus, e aquela pergunta nunca mais saiu da minha cabeça, e percebi que não seria mais feliz se não fosse daquele jeito. Participei das pastorais vocacionais na época, dos retiros vocacionais durante 3 anos, e depois decidi entrar no seminário, naquela época tive dificuldades na minha família, pois não aceitaram muito bem, mas depois aceitaram. Logo, tive toda a formação de estudos, e fui ordenado em 1996, na Paróquia Santo Antônio em Adamantina/SP, quem me ordenou foi Dom Osvaldo Giuntini, e o lema da minha ordenação foi "Dou a vida pelas minhas ovelhas", e Deus me fala isso até hoje, onde vivo ligado no 220 fazendo tudo aquilo que Ele me pede. Nesses anos de sacerdócio, a diocese me deu muitas coisas, estudo, formação, me ajudou a viver em uma família diocesana, com meus irmãos padres. Em 1996 quando ordenado fui para Santa Rita de Cássia de Marília/SP, fiquei lá 12 anos e meio, uma longa trajetória, e ali eu aprendi que nossa família são vocês, o povo de Deus. Depois, nesse meio tempo, a diocese me confiou vários trabalhos, era padre lá, mas também fui professor de leigos, coordenei o curso de teologia, coordenei a pastoral do batismo, ajudei na pastoral dos ministros, fui vigário episcopal na região 1, e assim fiquei até 2007, quando Dom Osvaldo Giuntini me mandou e eu fui estudar na França, fiquei no Sul da França, em um Colégio Internacional que é inspirado nos Santos do Carmelo, e foi ali que eu estudei, depois que terminei os estudos voltei para Marília/SP, e Dom Osvaldo me colocou na coordenação diocesana de pastoral onde fiquei 5 anos, por conta disso, os Bispos me convocaram para ser o Secretario dos Bispos da Província, onde permaneço até hoje, sou o Secretario dos Bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, por isso represento as 8 dioceses do estado de São Paulo. E enfim, no dia 01 de Fevereiro de 2015, Dom Luiz Antônio Cipolini me apresentou aqui na comunidade como pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, onde estou até hoje."
Padre Carlos falou também a respeito da nova geração de sacerdotes:
"Estou constantemente com seminaristas, sou professor deles e estou sempre acompanhando cada um. O nosso mundo mudou muitas coisas, relativizou muitas coisas, tirou até do Padre aquilo que é o essencial e apresenta coisas que são secundárias. Para os futuros sacerdotes, eu digo que o nosso fundamento é Jesus, tenha uma amizade profunda com Jesus, vão aparecer muitas propostas que não conduz aquela imitação do Cristo, para imitar o Cristo temos que ser amigo Dele, então viva com Cristo na oração, tudo vai passar, menos o Cristo, e Ele nos pede o amor. Tenha os olhos fixos em Jesus Cristo, somente Ele vai te mostrar o espírito, e o espírito vai te mostrar a vontade de Deus, escute e faça a vontade de Deus. Este é o conselho que dou aos novos Padres!" completou.
Entrevista: Ana Laura - Pascom São Pedro - Publicação: 18/02/2019