Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã - PASTORAL VOCACIONAL
A Serviço do Evangelho. Igreja católica na Estância Turística de Tupã, Estado de São Paulo, situada na Região Pastoral II da Diocese de Marília
PASTORAL VOCACIONAL
A Pastoral Vocacional é um grupo essencial na Pastoral de Conjunto devido ao seu papel na comunidade. No que se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo, a Pastoral Vocacional ocupa um lugar particular. Ela acompanha cuidadosamente todos aqueles que o Senhor chama a seguí-lo na sua Igreja; no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo. A Pastoral Vocacional começa na família e continua na comunidade cristã. Deve dirigir-se às crianças e, especificamente, aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto de Deus para cada um de nós. Isto se faz através de um acompanhamento que provoque um processo de discernimento.
‘’A Igreja, em si mesma, é um ‘’ministério de vocação’’, é a comunidade dos chamados de Deus. O Senhor chama de maneira pessoal para o serviço de Deus e aos irmãos. “A Igreja não pode prescindir da Pastoral Vocacional; pois esta não é motivada somente por urgências pastorais ou escassez de agentes, senão pelo próprio ser da Igreja’’ (Congresso Latino Americano das Vocações, Itaici SP, n° 24)’’” A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão’’(Aparecida, 156).
Não podemos construir uma Igreja ministerial se não houver nas comunidades pessoas que se prontifiquem a coordenar, despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações, a começar pela vocação à vida, a ser cristão e às vocações especificas como ministros ordenados, leigos e leigas engajados na comunidade e na vida consagrada.
A Pastoral Vocacional ajuda a despertar pessoas para os diferentes serviços e ministérios leigos de que as nossas comunidades necessitam. Lembra a todos os vocacionados que o exercício de tal serviço ou ministério se dá por meio de um chamado de Deus. ‘’Deus quer precisar de nós para realizar a sua obra. A obra é de Deus e nós somos seus colaboradores’’ (cf. 1 Cor 3,9).
‘’Sonhamos com um serviço vocacional orgânico, missionário e gerador de processos evangelizadores. Uma animação capaz de despertar nas comunidades lideranças com mentalidade vocacional para integrar ou colaborar com o serviço às vocações’’ (GILSON. Luiz Maia, Animação Vocacional na América Latina. São Paulo, IPV, p.24).
A Pastoral Vocacional é fruto de uma sólida pastoral de conjunto nas famílias, nas paróquias, nas escolas católicas, e deve ser também em nossas obras caritativas (Asilos, Cotolengos, CEDOS). É necessário intensificá-la de diversas maneiras; a oração pelas vocações é um dever de todo batizado com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor. É preciso também promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais. As vocações são dom de Deus, portanto, em cada diocese, paróquia e congregação não devem faltar orações especiais ao ‘’ Senhor da Messe’’ (Doc. Aparecida, 341).
Sabemos que somos em pequeno número diante de tão grande missão que herdamos, urge, portanto, que nosso exemplo e nossos sacrifícios possam atrair mais e mais jovens vocacionados para continuar a obra da Divina Providência no mundo. O que não fizermos com nossa voz e nossos pés, façamos pela nossa oração. Nossa oração cativará muitos jovens para servir o Senhor. Que todas nossas atividades, eventos e pregações em escolas, obras de caridade, comunidades e nos meios de comunicação social sirvam de púlpito para nossa promoção vocacional. Os jovens que nos ouvem hoje serão os orionitas do amanhã.
Como nosso Pai Fundador, não recusemos fadigas e estradas para buscar vocações.
“A Pastoral Vocacional é uma ação permanente da Igreja, no sentido de ajudar as pessoas a descobrirem e assumirem o seu lugar e realizarem a própria missão de serviço onde forem chamadas. Entende-se como o serviço a cada pessoa, a fim de que ela possa descobrir o caminho para a realização de um projeto de vida segundo a vontade de Deus”. Que nós religiosos procuremos motivar, incentivar e valorizar em nossas comunidades as células vocacionais, (leigos, religiosos, religiosas) ajudando assim a construir uma Pastoral Vocacional, forte e atuante.
Fonte: Cl. Osvaldir Ribeiro Mendes - Estudante de Teologia - Núcleo Vocacional Padre José Rosin